A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Santa Gertrudes, finalizou 2023 com um balanço positivo de ações concluídas para garantir a regularidade nos serviços prestados ao município.
Um dos destaques do ano foi a implantação da nova adutora de água tratada Vigorelli. Ao todo, foram 1.700 metros de uma rede confeccionada em PEAD (polietileno de alta densidade). O passo seguinte é a execução da rede interna na Estação de Tratamento de Água (ETA), seguida da interligação à estação de bombeamento localizada no Residencial Indaiá, dos testes de estanqueidade e da limpeza da rede para que o novo sistema seja colocado em carga e funcione corretamente.
Ao todo, mais de 12 mil moradores de Santa Gertrudes foram beneficiados pelo novo sistema de abastecimento de água tratada. São pessoas da região composta pelos bairros Jardim Industrial; Jardins Indaiá 1, 2 e 3; Jardim Paineiras; Jardim Ipês; Jardim Paulista e Jardins Jequitibás 1, 2 e 3.
Outra importante conquista para o sistema de abastecimento de água foi o novo gerador de energia instalado na Estação de Tratamento de Água, aumentando a segurança operacional e garantindo a regularidade no abastecimento de água do município.
A empresa realizou ainda a troca das bombas das estações de bombeamento de água Velório e Vigorelli, por equipamentos mais modernos que permitiram a ampliação e garantia do abastecimento de água na cidade.
INVESTIMENTOS EM ESGOTO
Em 2023, foi concluída a obra de modernização e recuperação da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Jequitibás – responsável por conduzir o efluente do bairro Jequitibás III para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município.
“Essa obra é importante porque permitiu o aumento da capacidade de operação da estação de 5 para 7,3 litros por segundo, beneficiando assim os moradores do bairro Jequitibás III e permitindo o crescimento sustentável do local. Além disso, contribui para a segurança operacional da unidade uma vez que garantimos o bom funcionamento dela”, Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Santa Gertrudes.
2023 em números
• No ano, 1.9 bilhões de litros de água foram tratados na ETA (Estação de Tratamento de Água), para a garantia do abastecimento de água de toda a população de Santa Gertrudes.
• 1,2 bilhão de litros de esgoto foram recebidos na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da cidade, tratados e devolvidos adequadamente aos mananciais da cidade.
• Mais de 5.6 mil atendimentos foram prestados à população em situações operacionais, como em auxílio a casos de entupimentos, solicitações de novas ligações de água e esgoto, vistorias e orientações.
• Mais de 40 mil análises laboratoriais foram realizadas durante o ano para o devido controle e garantia da qualidade da água distribuída à população e do efluente (esgoto) tratado pela concessionária e devolvido limpo à natureza.